Sobre a Teoria do Viver

bends-in-tree-trunk

Sobre a Teoria

Grande parte das pessoas se adapta à sociedade em diversos níveis de profundidade. Moldamos a nossa personalidade através de máscaras, trabalhamos em empregos que odiamos e vivemos de prazeres que tentam preencher buracos nas nossas almas.

A Teoria do Viver não é nada mais do que um manifesto pela vida autêntica.

Ela surgiu pela percepção da sua necessidade, através de uma busca incessante pela plenitude e uma forma de se viver melhor. A resposta foi simples! Devemos viver de acordo com a nossa essência mais profunda, satisfazendo assim o nosso propósito na vida e na sociedade.

A TdV é composta por três etapas cíclicas. Para encontrar a sua forma mais autêntica, primeiro é necessário se conhecer ao máximo. O ponto de partida envolve sempre saber onde você está, o que você tem e o que você é.

A segunda etapa consiste em compreender seus objetivos através de um propósito. Não se pode viver aleatoriamente e sem um direcionamento concreto, ou então andaremos em círculos sem nunca sair do lugar.

Logo, a última etapa consiste em estudar uma forma de ir de A até B. Não é possível elaborar um método genérico e único para isto. Cada pessoa deve trilhar um Caminho diferente de acordo com os seus propósitos, mas iremos abordar aqui as principais opções e as diversas ferramentas nas quais você poderá trabalhar para alcançar seus objetivos.

FAQ

É auto ajuda?

É comum que o termo Auto Ajuda seja citada como fator pejorativo.

A Teoria do Viver não se trata de Auto Ajuda, mas sim uma coletânea de pensamentos e reflexões que nos fazem abrir a mente e propagar as bases necessárias para a concretização de objetivos condizentes com uma vida autêntica.

Mas também não vemos problema algum com a Auto Ajuda. O primeiro ponto questionado é que estes livros dão respostas simples para problemas complexos demais. Isto é questionável em infinitos pontos, pois seria como rebaixar todo o gênero de romance apenas porque existem livros horríveis como o Crepúsculo. Existem livros horríveis de Auto Ajuda, assim como existem livros horríveis de ficção científica.

As respostas parecem simples, porque a essência da nossa realidade é simples. Porém, qualquer símbolo simples possui uma significado arquétipo muito profundo. É possível afirmar que tendo fé na riqueza, você se tornará rico. Alguns vão interpretar isto de forma errônea, sentando os seus traseiros no sofá esperando por dinheiro. Porém, é impossível que você tenha este tipo de fé e fique parado esperando que coisas aconteçam. Muito em breve você verá que seus pensamentos estarão rodeados por inseguranças e preocupações de falta de dinheiro. Por outro lado, uma pessoa com fé real na própria riqueza pensa de uma forma muito peculiar: ela acha fácil ganhar dinheiro e, por isso, consegue pensar e criar coisas que gerem renda. Existe uma complexidade infinita em cima de uma resposta simples, mas cabe ao leitor refletir e interpretar as lições.

O segundo ponto é em relação ao índice de falhas da Auto Ajuda, já que quando a pessoa não consegue ter sucesso mesmo com um método simples, ela se sente ainda pior. Como vimos, nada é tão simples quanto parece e, se uma pessoa só consegue ler uma informação de forma literal, então ela já possui uma propensão a falha, já que não está lendo com afinco.

Qualquer sucesso depende de um fator comum: um ciclo de erros. Sempre que erramos, aprendemos. Se você errar e refletir sobre o que deu errado, estará a um passo a mais do êxito.

O que é a Teoria do Viver?

Esperar que uma única Teoria abranja toda a forma de se viver bem é utópico e genérico. Não é este o nosso intuito.

Decidimos selecionar algo essencial para a concretização de qualquer coisa na vida, mas que, mesmo sendo tão óbvio, costuma passar despercebido por nós.

Você precisa de três passos para fazer qualquer coisa na vida. Saber onde você está (A), saber onde quer chegar (B) e conhecer as possibilidades de ligar um ponto ao outro (C). É o ABC da vida e funciona 100% das vezes, além de ser simples e funcional.

Ridículo não é? Mas quase ninguém compreende e segue essa lógica simples. Todos querem ficar ricos, mas quantas pessoas seguem algum dos três passos do ABC? Não conhecemos nossos talentos, não temos um objetivo concreto de “ser rico” e muito menos sabemos como chegar lá.

Perceba que sempre que alguém falha, ela peca em um ou mais dos passos. Por outro você verá que toda história de sucesso é baseada em pessoas que compreendem bem a lógica da Teoria do Viver.

Me parece mais uma teoria dessas que não funciona

Vamos pegar o exemplo do famoso O Segredo, livro bestseller de Rhonda Byrne. Eu e milhares de outras pessoas conseguimos utilizar o poder da Lei da Atração, seguindo exatamente o que foi descrito no livro. Porém, parte do segredo gira em torno de convicções que não podem ser geradas se o leitor não colaborar. Pessoas querem ter sucesso, mas só pensam no fracasso.

O mesmo vale para algum livro mais concreto, como A Mágica de Pensar Grande, de Dr. David J. Schwartz. O leitor é apresentado a uma série de pensamentos incríveis sobre a visão do mundo, mas quando fecha o livro volta a enxergar tudo de forma medíocre.

Não é porque você leu um livro de matemática do começo ao fim que será um mestre dos números. Tudo irá depender do seu esforço e treino em cima do que está sendo dito. Uma das primeiras lições que passamos é a da Responsabilidade. Se você continuar colocando a culpa das suas falhas nas mãos das outras pessoas, você não vai conseguir progredir em questão alguma na vida.