Os 4 Elementos

enciclopedia2

Os 4 elementos são representações simbólicas de quatro estados de energia diferentes: terra, água, ar e fogo.

Podemos fazer um paralelo com os 4 corpos humanos que vão do corpo físico até o corpo essência.

A utilidade do conhecimento gira em torno da compreensão da realidade e das personalidades através destes quatro níveis, cada qual com suas qualidades e deficiências.

Terra

O elemento mais baixo e denso, a terra representa tudo o que é físico e material.

Na personalidade de uma pessoa, são as características físicas, a praticidade e teimosia. É um elemento que também está ligado aos bens materiais, segurança e apego.

Uma pessoa com forte elemento Terra é prática e tem facilidade em agir.

Água

É o representante das emoções, sonhos e sentimentos.

Na água tudo é instável e mutável, se adaptando de acordo com os recipientes. A água é um solvente natural, o que faz com que as emoções também sejam facilmente percebidas e contaminadas.

Pessoas do elemento água são artísticas, sonhadoras e emotivas.

Ar

Acima da água está o elemento ar, que representa a lógica, o conhecimento, o sutil, o aprendizado e o planejamento.

É comum que, quando muito aéreo, deixemos de ser práticos. O elemento ar é oposto a terra e por isso costuma seguir as características complementares.

Pessoas de ar são analíticas, dispersas e racionais.

Fogo

O elemento mais alto, representado pelo Sol.

Possui ligação com o Corpo Espiritual, ou seja, com a essência da pessoa. Representa a vontade, a motivação e a impulsividade.

O fogo praticamente se mistura com a terra quando pensamos em relação as ações. A terra é prática, mas não necessariamente é empolgada. O fogo explode com sua vontade de agir, mas não pensa em ser prático e funcional.

Pessoas com forte elemento fogo são as que mais seguem uma vida autêntica.

Utilizando os 4 elementos como ferramenta de reforma interna

Até pouco tempo atrás, havia percebido que meus elementos eram predominantemente ar e água. Eu possuía muita facilidade para planejar, criar e inventar coisas, além de ter uma inclinação para música e desenho.

Porém, eu não praticava atividades físicas e não conseguia colocar as coisas em prática de uma forma convincente. A ação e a empolgação sempre foram barradas por medos e planejamentos demais. Faltava desenvolver os elementos terra e fogo em mim.

Percebendo isso, comecei a praticar artes marciais, uma atividade que fortalece terra e fogo em apenas uma tacada. Em menos de um ano, todos os projetos começaram sair do papel e voltei a seguir uma vida mais autêntica.

O estudo dos 4 elementos vai muito além. Eles serão utilizados em diversos artigos e será uma das chaves para o Auto Conhecimento.