Conheça os cases de sucesso da noite para o dia e seus segredos

success

Sabe aqueles casos de sucesso que surgem da noite para o dia, sem esforço algum onde vemos pessoas de talento natural tendo ideias geniais e lucrativas?

Pois bem. Eles não existem e, se existirem, são outliers em uma Realidade que converge sempre para uma mesma opinião: todo sucesso advém do esforço.

Decepcionado? Continue lendo, pois acredito que este texto seja justamente para você.

Os sucessos da noite para o dia são como um filme

Todo filme mostra apenas aquilo que é mais conveniente para os seus espectadores. Nós vemos como os heróis ganham seus poderes e como enfrentam seus inimigos, mesmo após uma derrota ou outra. A vida é dramatizada a ponto de perdermos o contato com o que existe de mais sólido na vida dos personagens.

Queremos tanto saber apenas dos momentos altos que esquecemos que por trás de todas as câmeras os personagens também vivem seus dias de tédio. Até o Superman também caga.

O que quero dizer é que toda história de sucesso, ainda que com suas complexidades, ainda é uma história falsa e resumida. 

Todo projeto de um garoto de 15 anos prodígio foi precedido por dezenas de outras ideias falhas. Lembro da história de uma menina que fez uma rede social para donos de cachorro. A matéria dizia que ela teve a ideia e construiu tudo com a ajuda de seu pai. Corta a cena.

Quando falamos da tal ajuda do pai, estamos falando de um pai programador, formado, que investiu dezenas de anos na sua carreira e acabou usando toda a sua experiência com falhas passadas no projeto.

Toda história real de pessoas normais como nós está fadada ao esforço. E isso é ótimo, já que significa que qualquer pessoa pode chegar lá se estiver disposta a aprender com os próprios erros.

Uma doença chamada ilusão

Assim como as pessoas não se responsabilizam pelo próprio estado da vida, elas também não querem ser responsáveis por evoluir.

Pessoas querem poções mágicas que tragam dinheiro, amor e sucesso do dia para a noite. Triste.

O primeiro passo para alcançar a vida dos seus sonhos é acordar. É preciso olhar ao redor e perceber que existem possibilidades sim, mas que todas as pessoas estão se esforçando para chegar lá.

Mesmo quando falamos de modelos de negócios de pouco trabalho para muito retorno, ainda temos pessoas que dão seu sangue para conseguir o que querem. Se você acompanha alguns nomes nacionais, como Erico Rocha, Conrado Adolpho ou Cris Franklin, verá que eles são máquinas de trabalhar e ganhar dinheiro. Ainda que estejam sempre viajando, eles estão proporcionalmente fazendo palestras, escrevendo livros e gravando vídeos para o seu público.

Se você já ouviu falar no método de 4 horas semanais de trabalho de Tim Ferriss, é notável perceber que ele também publica podcasts semanais e está constantemente estudando coisas (estranhas). Pianistas geniais como Valentina Lisitsa estudaram 8 horas por dia desde a sua infância para chegar aonde estão.

Só existe um único segredo: faça aquilo que ama.