3 simples passos para você alcançar os seus sonhos

thumb

Você já se sentiu assim?

Uma vez, perguntei para uma amiga que estava prestes a acabar a faculdade: “E depois, você pretende fazer o quê?”.

Ela ficou parada por um tempo, atônita. O futuro para muitos é como uma caixa de pandora e, quando aberta, acaba liberando os males que estavam confinados há muito tempo.

Não é incomum seguir dia após dia até perceber, tarde demais, que estamos indo para longe dos nossos objetivos.

Pare por um momento e faça uma simples pergunta:

Em 5 anos, se você continuar seguindo seu estilo de vida atual, estará mais próximo dos seus objetivos e sonhos?

O objetivo deste artigo é trazer uma visão ampla de como direcionar nossa vida para um caminho desejado. Você conhecerá os segredos para:

-Definir metas menos abstratas e alcançáveis.
-Viver menos baseado em prazeres momentâneos.
-Se sentir satisfeito pelo desenvolvimento pessoal a cada dia.
-Viver de forma autêntica, quebrando as amarras do sistema.

Mas nada disso adiantará se você não estiver faminto. Deseje alcançar seus objetivos tanto quanto você deseja respirar! E claro, continue lendo…

O começo da jornada dos sonhos

comeco

John Titor é uma tartaruga e ele se voluntariou gentilmente para ser nosso caso de estudo do dia.

Como toda tartaruga, Titor costuma andar e nadar para lá e para cá, porém ele é especial. Ele tem um sonho, que é abandonar o Guarujá e ir morar em uma praia paradisíaca, repleta de tartarugas jovens de belos cascos.

Para alcançar seu sonho, ele costuma caminhar cerca de 2km por dia em alguma direção que chame a sua atenção (contabilizados por um aplicativo em seu celular). Em alguns dias ele segue as belas paisagens, e em outros ele segue as belas tartarugas. Oh vida!

Será que, diante da sua rotina de tartaruga, ele irá alcançar o seu sonho?

Elementar, meu caro Watson, que não.

sherlocknope

O nosso primeiro passo é reconhecer que estamos perdidos e andando à toa por aí. Existem basicamente três motivos para isto:

1. Não determinamos metas ou sonhos concretos e mensuráveis.
2. Somos muito guiados por prazeres momentâneos.
3. Nos adaptamos em um sistema que não corresponde com as nossas expectativas de vida.

Vamos verificar como o jovem Titor conseguiu lidar com cada uma destas barreiras.

1- Saiba exatamente o que você quer

defina os seus sonhos e objetivos

Titor sabia muito bem onde estava. Seu ponto A era o Guarujá, mas em nenhum momento ele tinha em mente um exato ponto B.

A sua praia paradisíaca poderia estar em qualquer direção e distância e, seguindo aleatoriamente por aí, ele não chegava mais próximo de lugar algum.

O mesmo acontece conosco em qualquer objetivo que determinamos.

Se você definir que sua meta é “emagrecer”, sabe o que vai acontecer? Você estará andando em círculos como uma tartaruga perdida, ganhando kilos em um dia e perdendo alguns em outro.

Isto acontece porque a nossa vontade deve ser direcionada para algo concreto. Sem uma definição de objetivo, não conseguimos agir, planejar e nos esforçar.

Já quando a meta é “emagrecer 10kg”, estamos adicionando foco na nossa vontade. Você compreenderá que perder 1kg significa avançar 10% no caminho e isto é mais do que motivador! Porém, a falta de um prazo pode te tornar relapso a ponto de te deixar satisfeito em andar mais lento que uma tartaruga.

“Emagrecer 10kg em 10 meses” é o ideal, pois distribui nossa vontade e esforço dentro de limites e prazos. Assim, você terá a missão de emagrecer 1kg em cada mês, possibilitando a criação de estratégias concretas para tal. Mesmo que falhe em um mês, saberá que basta se dedicar mais no mês seguinte.

Voltando para o perdido Titor, ele resolveu que seu ponto B seria uma linda praia em João Pessoa e que deveria chegar lá dentro de um mês.

Bônus: Equilíbrio entre metas e prazos.

Segundo a Lei de Parkinson: “O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”.

Logo, se você determinar uma atividade simples com um prazo de vários dias, é muito provável que enrole até o último momento.

Já quando temos um prazo apertado, temos que espremer os nossos limões até a última gota. Nossa produtividade aumenta por diversos fatores:

-O sentido de urgência aumenta a adrenalina
-O desafio aumenta o interesse
-O foco aumenta e priorizamos o que é importante.

Quando for determinar suas metas e prazos, tenha sempre em mente que é preciso conhecer bem o seu modo de trabalhar.

Metas muito fáceis e prazos longos não geram interesse. Já missões impossíveis e prazos para ontem geram estresse e cabelos brancos. O seu desafio será encontrar um equilíbrio, mas isto pode ser alcançado após uma série de tentativas e erros e um bom Auto Conhecimento.

2 – Como lidar com a procrastinação

Pare de procrastinar e comece a sonhar

Após definir seu destino, Titor começou a caminhar rumo ao nordeste, seguindo a costa brasileira. Ele tinha agora um direcionamento, mas ainda assim era difícil não se desviar no caminho.

Caminhar por horas era algo cansativo, não apenas fisicamente, mas também mentalmente. Como não aproveitar as belas paisagens pelo caminho?

O problema é que, quanto mais Titor se divertia, mais parecia difícil resistir às tentações do mundo. Ele precisava assistir o Jogo dos Cascos, conversar com seus amigos pelo TurtleBook e ir conhecer as pizzarias gourmet pelo caminho.

E não é assim mesmo?

As distrações parecem vícios que ficam cada vez mais potentes, nos ludibriando e seduzindo em um caminho quase sem volta dos prazeres da vida.

E não adianta pensar que estamos agindo mal e que nossos sonhos estão ficando cada vez mais distantes.

Quanto mais pensamos nas nossas falhas, mais aumentamos o nosso sofrimento, que é justamente a causa para toda e qualquer procrastinação.

Você sabe como é! Nós temos consciência total de que estamos enrolando na vida. Ainda assim, este sentimento aumenta nossos medos e nos enclausuram dentro das zonas de conforto.

Mas não se desespere. Existem duas possíveis estratégias para vencer este jogo.

A – Aprenda a vencer seus medos

não deixe os seus medos impedirem os seus sonhos

O principal ponto aqui é compreender quais são os nossos medos e as suas causas.

Você sabia que já temos um guia especial falando sobre como vencer seus medos? Dê uma passada lá para saber mais sobre as estratégias a seguir.

Se existirem medos ligados a procrastinação, eles são provavelmente causados pelas chances de falhar.

É mais aceitável saber que você foi mal em uma prova por ter jogado video game o dia todo, do que lidar com suas dificuldades de aprendizado.

Logo, começamos a sabotar a nossa vontade para ter uma justificativa supérflua e aceitável para o nosso fracasso. O Ego não quer ter responsabilidade real sobre a vida, pois ele prefere dizer que é normal procrastinar e o real culpado pelas falhas é o azar.

Seus valores pessoais devem combater este tipo de pensamento. Você está trilhando um caminho que não pode mais aceitar desculpas. Remova o fator sorte da sua vida e você terá uma vida de responsabilidade e controle do seu destino.

Titor sabe que a sua jornada é longa e desafiadora. Ao sentir-se cansado, seus medos começam a gerar desprazer e a sua vontade por diversão aumenta.

Bastou uma simples reflexão para perceber que as suas chances de sucesso são proporcionais ao seu esforço. Quanto mais ele enrolasse, mais ele estaria distante dos seus sonhos.

Seu medo de falhar não fazia sentido. Para os guerreiros, morrer em uma batalha é uma honra! Então, se fosse para fracassar, que fosse tentando.

Caso Titor ficasse se divertindo, suas chances seriam de 0%. Ao se esforçar, ele pode aumentar as possibilidades e tentar até conseguir. Mesmo que falhe, ele sabe que vai se levantar! Ele não foi criado para ser uma tartaruga medrosa. Titor é um guerreiro.

B – Aprenda a aceitar a dor

dor

A chave para a ação é a disciplina, e toda disciplina se resume a suportar a dor.

Você está constantemente nivelando seus níveis de prazer. Cada sinal de desconforto gera um desejo e, na maioria das vezes, são os prazeres fáceis que nos satisfazem.

O problema é que nossa sensação de satisfação é determinada pela média de prazer que recebemos.

Vou te contar um caso muito comum.

Eu estava me sentindo feliz com a minha rotina, até que fiz uma viagem de 10 dias para o Uruguai. Foram dias incríveis, onde conheci muitas pessoas novas e visões de vida diferentes.

Quando voltei para casa, a rotina que me fazia feliz já não parecia nada agradável. Era como se eu estivesse no inferno e aquela vida comum me rasgava por dentro. Eu queria continuar viajando, sem ter que trabalhar, pagar contas e estudar!

Logo, se quiser ter disciplina para alcançar seus sonhos, é importante que você gere resistência à dor.

Aos poucos, é preciso ir se segurando em meio às situações desconfortáveis. Assim como um soldado precisa ficar em estado de alerta e de pé por horas, mesmo que suas pernas se cansem, nós precisamos calejar nossos níveis de prazer.

Lembre-se: o prazer momentâneo não te fará feliz, pois ele nunca satisfaz a nossa alma. Apenas o caminho que esteja de acordo com o nosso propósito é capaz de trazer a verdadeira felicidade.

E foi assim que Titor fez. Decidiu que iria agir sistematicamente daqui para frente. Inicialmente, iria focar no seu caminho por 30 minutos sem distrações. Após o esforço, teria um breve intervalo de 10 minutos para relaxar.

Seus turnos iriam aumentando progressivamente, até chegar nas incríveis 8 horas de caminhada.

3- Hackeie o sistema

hack

Tartarugas andam e nadam.

Porém, para ir de Guarujá até João Pessoa, nossa tartaruga aventureira teria que caminhar e nadar por mais de 1.000 km.

A maioria das pessoas se encontra na mesma situação.

Se você quiser alcançar seus sonhos, precisa primeiro compreender que a vida é dos corajosos. Naturalmente, os sistemas são feitos para que a maioria viva abaixo de suas expectativas. Ter sucesso significa entender que o jogo começa depois que o sistema termina.

O que os maiores nomes da humanidade tem em comum?

Todos eles driblaram o sistema e viveram de forma autêntica!

Se a humanidade dependesse do padrão de pensamento das pessoas, não teríamos sequer inventado o fogo. É a capacidade de pensar “ei, isto pode ser diferente” que diferencia O Cara do cara comum.

Provavelmente as pessoas diziam “Quando o Sol se põe, devemos ir para nossas cavernas dormir. É uma questão de segurança!”, até que um dos homens mais sapiens compreendeu o fogo e inventou as casas noturnas, o churrasco e o mercado 24 horas.

Quando pensamos de acordo com o que já existe ou com o que os outros estão fazendo, limitamos as soluções e já assinamos nosso atestado de falha.

Sabendo que uma tartaruga demoraria anos para caminhar tal distância, o danado do Titor resolveu pedir uma carona para seu brother Willian, a baleia, e conseguiu chegar ao seu destino dentro do prazo esperado.

Tartarugas pegando carona em baleias? Talvez os seus amigos tenham pensado isso, mas pouco importa, pois agora o jovem John Titor estava na sua tão desejada praia paradisíaca.

Conclusão

baleia

E daqui 5 anos, você terá alcançado alguns objetivos na sua vida?

Espero que com este guia a sua resposta possa ser sim.

Mesmo que uma pessoa negue, ela sabe se está fora do seu caminho quando seu coração se aperta ao ouvir esta pergunta.

Hoje você aprendeu a definir melhor suas metas, eliminar algumas barreiras e a jogar por fora do sistema, mas ainda estamos muito longe de qualquer utopia de vida.

Após conseguir alcançar um grande objetivo, precisamos definir novos sonhos. Não existe vida perfeita, mas sim uma vida sempre em evolução e desenvolvimento.

John Titor, a tartaruga, ficou satisfeito por ter um novo lar, mas quis ainda mais para a sua vida. Abriu um negócio pioneiro de transporte por baleias e está curtindo os novos desafios de uma vida empreendedora!

Não pare depois deste texto. Assine nossa Newsletter para receber conteúdos exclusivos que irão complementar este assunto, além de trocar experiências conosco através dos comentários.

Obrigado pela leitura!